De Aluno a Docente

Frequentemente questionavam-me quando criava um website. Outras tantas vezes porque é que não o tinha. Ainda existe um grupo restrito que brindava-me com a famosa expressão “Casa de ferreiro…”. Mas a verdade é que por mais voltas que desse na minha cabeça não sabia como e quando iniciar este espaço que agora vou descrever como o inicio de aluno a docente.

O que partilhar?

Será que alguém terá interesse nos conteúdos?

Terei eu a consistência, coerência e a continuidade necessárias para abraçar um projeto com o meu nome?

Na verdade decidi simplesmente mergulhar, criar um local onde possa refletir, partilhar projetos, reflexões, cruzar design, ensino e tecnologia.

Este será igualmente o local onde depositarei recursos abertos para outros professores-formadores explorarem, utilizar e inspirarem-se para a sua própria prática pedagógica. Criar um ecossistema de aprendizagem aberto, colaborativo, para todos não se trata de um chavão, vejo como fundamental para uma educação sustentável.

Mas então como tudo começou? Como é que alguém ligado ao design começa a debruçar-se sobre questões pedagógico-didáticas?

Enquanto designer gráfico a jornada iniciou-se com a licenciatura no IPCA, escola onde agora leciono na Licenciatura em Design Gráfico e no Mestrado em Tecnologias de Apoio à Educação STEAM. Longe de mim imaginar que o meu nome estaria associado não só como aluno mas também como docente.  Já o meu lado mais reflexivo, científico, exploratório sobretudo da componente pedagógica, despertou-se durante a pós-graduação em Docência no Ensino Superior. Foi aí que na realidade os meus maiores anseios deram origem a uma vontade inegável de explorar a área da educação, cruzar com o design e desenvolver novas possibilidades.

Um percurso de aluno a docente: entre o design e a educação

Se é através da educação que podemos ambicionar a emancipação, não é menos verdade que podemos ver no papel do designer um profissional que deverá propor potenciais soluções e caminhos de baixa fricção para possíveis problemas. Vejo na sinergia entre estas duas grandes áreas um universo perfeito, e foi na verdade, esta a verdadeira motivação para o desenvolvimento deste espaço.

Mural dos alunos no IPCA. O meu nome, Gil Silva está lá — como aluno. Mas hoje volto como docente.
Mural dos alunos no IPCA. O meu nome, Gil Silva está, lá — como aluno. Mas hoje volto como docente.
Scroll to Top